Calouros Subestimados #03 – Isaiah Washington

Você já deve ter ouvido falar de DeAndre Ayton, Michael Porter Jr, Trevon Duval entre outros recrutas de elite na classe de 2017. Mas além destes atletas considerados “One And Done”, a próxima temporada também estará recheada de outros calouros que não são conhecidos do publico brasileiro e não possuem o mesmo hype dos atletas anteriormente citados, mas que são tão talentosos quanto.

E para apontar alguns destes Calouros Subestimados, o Live College Brasil vai trazer em uma série de 7 matérias alguns nomes que por agora não são conhecidos, mas que podem vir a ter a mesma história de Marquese Chriss, que foi de um recruta 4 estrelas totalmente desconhecido para uma escolha de loteria em apenas uma temporada.

Então conheça Isaiah Washington:

Nome: Isaiah Washington
High School: St. Raymond High School
Universidade: Minnesota
Altura: 1,85 m (6’1”)
Posição: Armador (PG)
O garoto do Bronx em New York City

Isaiah Washington é um tipico garoto nova-iorquino que começou a jogar basquete nas tradicionais ruas do Bronx. Armador de 1,85 m, Washington é um tanto exibicionista, mas que tem um inegável talento com a bola nas mãos. Ele também é conhecido pelos inúmeros mixtapes no youtube que o fizeram ser famoso nacionalmente nos EUA apesar de não estar no alto dos rankings de recrutamento.

Classificado por scouts como um recruta 4 estrelas, Washington recebeu muitas ofertas de bolsa de estudos em universidades tradicionais, com a grande maioria sendo de duas grandes conferencias (Big Ten e Big East). A principio St John’s, Rutgers e Seton Hall (universidades locais) eram as universidades que mais trabalhavam para conseguir o compromisso do garoto, com Minnesota, DePaul e VCU correndo por fora.

O treinador Richard Pitino de Minnesota que tem um recrutamento muito forte na região de New York, conseguiu convencer Washington de que em Minnesota ele seria uma peça importante pra equipe e que seria preparado para a NBA. Comprometido com Minnesota, Washington focou em melhorar seu jogo no último ano para chegar o mais preparado possível na Universidade.

O que Isaiah Washington traz para Minnesota

Como apontamos anteriormente, Washington é um tipico armador de New York City. Habilidoso com a bola, muito competitivo, um ótimo playmaker e um excelente finalizador de jogadas após o drible, essa são as principais características de Isaiah Washington. Sua agilidade e a capacidade de criar seu próprio arremesso também é elogiável, mas seu arremesso sempre foi um problema. Na defensa, Washington não compromete e vem evoluindo muito também.

A quantidade de turnovers cometidos por Isaiah é citado constantemente por scouts como um problema antigo e que deve ser corrigido na Universidade de Minnesota. Sua agressividade em relação a cesta com a bola nas mãos é a explicação mais lógica para essa grande quantidade de erros. Outro problema a ser melhorado por Isaiah Washington é a seleção de arremessos. No high school, nunca conseguiu 40 % de FG, tendo um grande volume de arremessos por partida.

Expectativas para Washington em Minnesota

Se você é um leitor assíduo no site Live College, deve ter percebido que Minnesota é uma equipe Top 25 já na pré temporada e que possui em seu elenco Nate Mason, um dos melhores armadores atualmente da conferencia Big Ten. Com isso em mente, a primeira coisa que entendemos é que Isaiah Washington chega para fazer parte do banco de reservas num primeiro momento e resolver um grave problema que Minnesota teve na última temporada: Um reserva a altura para Nate Mason.

Sua característica de jogar sem medo de errar, deve fazer de Washington um ótimo jogador na Big Ten, que é conhecida por ser uma conferencia muito física mas que o talento individual é valorizado acima de tudo.

Veja mais de Isaiah Washington abaixo:

Também há um mixtape em que Washington enfrenta Trevon Duval (melhor armador da classe de 2017 e que vai jogar em Duke) que vale a pena ser assistido