Calouros Subestimados #05 – Kris Wilkes

Você já deve ter ouvido falar de DeAndre AytonMichael Porter JrTrevon Duval e outros recrutas de elite na classe de 2017. Além destes atletas considerados “One And Done”, a próxima temporada também estará recheada de outros calouros que não são conhecidos do publico brasileiro e não possuem o mesmo hype dos atletas anteriormente citados, mas que são tão talentosos quanto.

E para apontar alguns destes Calouros Subestimados, o Live College Brasil vai trazer em uma série de 7 matérias alguns nomes que por agora não são conhecidos, mas que podem vir a ter a mesma história de Marquese Chriss, que foi de um recruta 4 estrelas totalmente desconhecido para uma escolha de loteria em apenas uma temporada.

Conheça o novo ala da UCLA, Kris Wilkes:

Nome: Kris Wilkes
High School: North Central High School
Universidade: UCLA
Altura: 2,01 m (6’7”)
Posição: Ala (SF)
Abandonando o lar pela oportunidade de alcançar a glória

Alto, atlético e habilidoso com a bola, Kris Wilkes, chamou a atenção de muitos treinadores no estado de Indiana desde muito cedo. As ofertas de bolsas de estudo chegaram aos montes, apesar de muitos entenderem que a Universidade de Indiana era a grande favorita para ter o recruta 5 estrelas da classe de 2017.

Tom Crean, ex-treinador de Indiana, foi o responsável por recrutar Wilkes para sua Universidade, mas a entrada de Steve Alford, treinador de UCLA, na disputa dificultou bastante o trabalho do treinador de Indy. Em Setembro de 2016, Wilkes anunciou sua escolha por UCLA frustrando os planos da Universidade local e dos fanáticos torcedores do estado de Indiana.

“Meu objetivo é chegar a NBA”, disse Kris Wilkes após se comprometer com UCLA. “Foi uma decisão muito difícil, mas acho que fiz uma boa escolha. Em UCLA, espero me desenvolver o máximo possível para chegar preparado a NBA”.

Kris Wilkes terminou sua última temporada em North Central High School com médias de 21,9 pontos por jogo além de 39,4% em arremessos do perímetro além de um ótimo desempenho individual que lhe rendeu o prêmio mais importante do estado de Indiana, o “Mr Basketball”. Wilkes foi ainda selecionado como um McDonald’s All-American.

Um diamante a ser lapidado

Kris Wilkes é um tipico Combo-Forward, podendo jogar em duas das três posições no perímetro, tendo uma altura e envergadura excelentes para a posição. Apesar de muito cru em vários aspectos do jogo, o potencial do garoto é absurdo.

Longilíneo e versátil, Wilkes demonstra ser um legítimo scorer. Dentro do garrafão, sua habilidade para pontuar é algo que impressiona bastante além de ter um ótimo arremesso de média distância e trabalhar bem no high post. Seu controle de bola também é algo que impressiona levando em conta seu tamanho e graças a isso, Wilkes é um dos caras mais valiosos num jogo de transição onde seu tamanho, envergadura e habilidade atlética o torna quase imparável.

Defensivamente, Wilkes vem evoluindo de forma consistente ao longo dos anos no high school, e apesar de não ser um grande defensor, parece ter todas as ferramentas físicas e atléticas para se tornar um bom defensor no College. Talvez o único ponto fraco de Wilkes esteja no seu arremesso de longa distância que ainda não é dos melhores e precise evoluir para se tornar uma verdadeira ameaça tripla.

One And Done? Talvez não, mas…

As saídas de Lonzo Ball, TJ Leaf e Ike Anigbogu para a NBA, além de Bryce Alford e Isaac Hamilton que se formaram, faz com que a UCLA tenha que apostar nos novatos já neste primeiro ano. Isso inclui Kris Wilkes, que deve assumir a função deixada por Isaac Hamilton de ser um dos responsáveis por pontuar nesta equipe além de ajudar na defesa o máximo possível.

Wilkes não parece estar pronto para a NBA, mas se seu objetivo é chegar lá, ele terá uma grande chance jogando como titular numa grande equipe que parece estar sendo montada para beneficiar seu estilo de jogo logo em seu primeiro ano.

Juntamente com Jaylen Hands (foto), outro calouro badalado, e os veteranos da equipe Aaron Holiday e Thomas Welsh as expectativas são muito boas para UCLA, que apesar de ter perdido tantos jogadores importantes, parece ter adicionado talento bruto em Wilkes que se lapidado corretamente pode vir a se tornar um dos grandes atletas desta classe.

Veja alguns Highlights de Kris Wilkes, incluindo o embate do ano no estado de Indiana contra Romeo Langford