College History – Conheça a história de TCU

Uma das maiores riquezas contidas no college basketball é a quantidade de histórias incríveis que nunca foram contadas para você, querido leitor, que está começando a acompanhar o basquete universitário norte americano. São tantas histórias pra contar que, tivemos a brilhante ideia de criar uma série para colocar todas elas ao seu alcance.

A série denominada College History, irá trazer algumas das histórias mais lendárias que provavelmente você nunca tenha ouvido, além de curiosidades e muitas outras situações que vão levar você a entender a grandeza que existe por trás de uma das maiores ligas de basquete do mundo. Na sexta matéria desta série, chegou a hora de contar um pouco da história de uma das melhores universidades do Texas. Conheça TCU.

LEIA TAMBÉM: Gregg Popovich e Seu Início em Air Force
LEIA TAMBÉM: Um gigante adormecido: University of San Francisco
LEIA TAMBÉM: A Batalha Por Nevada

Texas Christian University ou TCU como é conhecida, fica localizada em Fort Worth, Texas. A Universidade foi fundada pelos irmãos Addison e Randolph Clark com a ajuda de Joseph Clark, pai deles, no ano de 1869. Iniciada como escola preparatória para meninos e meninas, se tornou uma Universidade oficialmente em 1873.

No mesmo ano, TCU se mudou para Thorp Spring porque em Fort Worth a universidade havia perdido a essência de Discípulos de Cristo, a qual era a doutrina da universidade. Em Thorp Spring, TCU ganhou novo nome: AddRan Male & Female College. Rapidamente, se tornou uma das melhores universidades do lado oeste do Rio Mississippi.

Addison e Randolph Clark, fundadores de TCU

Na inauguração, AddRan contava com 13 alunos e terminou seu primeiro ano com 123. Com esse sucesso, os irmãos buscavam um “mercado” maior, um local onde teria maior número possível de estudantes. A cidade escolhida foi Waco. Ficaram por lá entre 1895-1910 e em 1902 voltaram a dar o nome de TCU. A cidade de Waco foi também o local onde quatro estudantes escolheram o mascote do time, o Horned Frog. O Horned Frog, que é uma espécie de sapo com chifres, se tornou o réptil do estado do Texas em 1992 .

Em 1910, os irmãos Clark voltaram a Fort Worth, e constataram que uma queimada, com origem desconhecida, havia destruído a sede anterior, obrigando-os a reconstruir a universidade. Foram construídos 4 prédios: Clark Hall e Goode Hall (dormitório para os homens); Jarvis Hall (dormitório para as mulheres) e Main Administration Building. Dois deles permanecem até hoje: Main Administration Building ganhou nome de Reed Hall, e Jarvis Hall se tornou mais um prédio administrativo. Goode Hall foi demolido em 1958 e substituído por um novo Clark Hall. O antigo Clark Hall também foi colocado para baixo em 1959 e ganhou nome de Sadler Hall, mais um prédio administrativo.

O programa de basquete começou na temporada 1908-1909. No primeiro ano, encontraram a Universidade de Baylor e perderam. Na primeira divisão da NCAA, começaram na Southwest Conference (SWC) na temporada 1923-1924. Permaneceram até 1995-1996 e ganharam a Conferência em 10 oportunidades. Quando a SWC foi dissolvida, TCU foi para Western Athletic Conference (WAC) e permaneceu até 2001. A WAC virou C-USA e TCU foi para a Mountain West Conference (MWC), onde ficou até 2011. Em 2012, finalmente, TCU chegou a tradicionalíssima conferencia Big 12.

Nesse intervalo, os Horned Frogs só conseguiram mais um título de conferência em 1998, na WAC. Darrell Browder (1980-83) é o maior cestinha da história dos Frogs, com 1.886 pontos. Buster Brannon é o técnico que mais venceu na história do programa, com a marca de 205 vitórias. O record dele, porém, foi 205-259 (44.1%). O time conseguiu chegar ao NCAA Tournament sete vezes, sendo que em 1968 foi quando conseguiram chegar mais longe: Elite Eight. Kurt Thomas é o jogador mais famoso que passou por Texas Christian University.

Jaylen Fisher

Na última temporada, Jamie Dixon assumiu a equipe vindo da Universidade de Pittsburgh e mudou o clima na equipe de basquete que vinha de temporadas horríveis em que a derrota era cada vez mais normal. Graças a Dixon, a equipe que não conseguia atrair bons prospectos e muito menos ser relevante dentro da Big 12, conseguiu trazer Jaylen Fischer, um armador considerado por muitos como um dos 50 melhores da nação em 2016. Além disso, o novo treinador conseguiu deixar colocar TCU entre as 50 melhores equipes em eficiência defensiva e ofensiva (na temporada 15-16, TCU era a 228ª em eficiência ofensiva ajustada).

Recentemente seu estádio foi reformado. O Ed & Rae Schollmaier Arena custou “apenas” 72 milhões de dólares. Um novo técnico, novo time e nova arena. Definitivamente, fique de olho em TCU.

Confira os highlights da maior vitória de TCU na temporada passada contra Kansas no torneio de conferencia