Estados Unidos vence Canadá e celebra título da Copa América Sub-18

Sem nenhuma surpresa, neste sábado (16), a seleção dos Estados Unidos se sagrou campeã da Copa América Sub-18 após derrotar o Canadá na final pelo placar de 113 a 74. Quentin Grimes, que jogará na Universidade de Kansas na próxima temporada, anotou 17 pontos, 7 rebotes e distribuiu 6 assistências no jogo da final, foi coroado MVP do torneio.

Canadá começou melhor a partida, porém os EUA passaram à frente do marcador e dominaram todos os aspectos do jogo. O time comandado por Bill Self foi para o vestiário no intervalo vencendo por 28 pontos de vantagem. As duas equipes ainda estavam invictas no torneio. Canadá tentou ainda diminuir a diferença no placar, mas o domínio dos estadunidenses principalmente dentro do garrafão foi deixando o caminho para a medalha de ouro ainda mais fácil. Os canadenses cometeram muitos erros, onde os EUA aproveitaram e fizeram muitos pontos de contra-ataque. A rotação dos Estados Unidos foi outro fator importante para a vitória, pois era mantida uma intensidade muito alta dentro de quadra. Os destaques da partida foram Cole Anthony e Quentin Grimes, dos EUA, com 18 e 17 pontos respectivamente. Já pelo lado do Canadá quem mais contribuiu na pontuação foi AJ Lawson que anotou 18.

Andrew Nembhard (Canadá), Cole Anthony (EUA), Alec White (EUA), Quentin Grimes (EUA) e Francisco Caffaro (Argentina) compuseram o quinteto ideal da competição.

Quinteto ideal, sub-18. Foto: (Divulgação/FIBA)

No jogo anterior, a Argentina ficou com a medalha de bronze após uma vitória milagrosa sobre Porto Rico pelo placar de 87 a 79. Os argentinos lutaram e foram buscar uma diferença de 15 pontos no placar. Jose Placer de Porto Rico anotou 18 pontos no primeiro tempo ajudando essa diferença aumentar. Após alguns pedidos de tempo, a Argentina cortou a diferença e foi para os vestiários no intervalo perdendo por oito pontos. Demoraram para engrenar novamente, mas no terceiro e principalmente no último quarto a diferença foi deixada para trás e os Hermanos viraram a partida. Marco Giordano e Francisco Caffaro lideraram a Argentina em pontuação com cada um anotando 21.

Nas outras partidas do dia, Chile venceu a República Dominicana por 69 a 63, assim ficando com a 5ª posição do torneio. Panamá derrotou o Equador pelo placar de 66 a 51 e ficou com a 7ª colocação.

Classificação Geral Torneio FIBA Américas Sub-18

1- Estados Unidos*
2- Canadá*
3- Argentina*
4- Porto Rico*
5- Chile
6- República Dominicana
7- Panamá
8- Equador

*Classificados para a Copa do Mundo Sub-19, em 2019