Fique De Olho #10 – Donte DiVincenzo

No ano de 2015, o recrutamento universitário de Villanova estava em êxtase com o anuncio de comprometimento por parte de Jalen Brunson, um dos melhores armadores da classe e recém campeão mundial com a seleção americana. Mas na mesma classe de Brunson, havia outro garoto que muitos nem tinham ideia de quem era e como seria no futuro. Foi assim que começou a trajetória de Donte DiVincenzo, de um mero desconhecido a um dos grandes destaques da boa equipe de Villanova.

Nome: Donte DiVincenzo
High School: Salesianum School
Universidade: Villanova
Altura: 1,96 m (6’5”)
Posição: Ala-armador (SG)
Primeiro ano dificultado por uma lesão

Por estar bem longe dos holofotes das grandes competições de high school, Donte Divincenzo teve um recrutamento bem tranquilo e não demorou muito tempo até se comprometer com Villanova. A universidade que vinha tendo boas campanhas em temporada regular mas que fracassava no torneio da NCAA, conseguiu convencer DiVincenzo a aceitar a oferta por ter uma grande história com Italianos (DiVincenzo tem raízes na Italia).

No ano de calouro na universidade de Villanova começou com DiVincenzo vindo do banco e jogando poucos minutos por partida. Foram oito jogos até o confronto contra Oklahoma (time que tinha Buddy Hield), quando uma lesão grave no pé, tirou Donte DiVincenzo do resto da temporada. Com isso, a Universidade de Villanova retirou a elegibilidade de DiVincenzo o transformando em redshirt (Fica um ano sem jogar mas não perde a elegibilidade).

Villanova acabou o ano sendo campeã universitária em uma final épica contra North Carolina.

Calouro Redshirt

No seu segundo ano com a universidade mas ainda como um calouro, Donte DiVincenzo seria uma peça bastante utilizada por causa da saída de Ryan Arcidiacono, um dos grandes responsáveis pelo titulo no ano anterior mas que havia se formado.

Vindo do banco durante toda a temporada, DiVincenzo alternou entre grandes jogos e noites ruins durante a primeira parte da temporada (Non-Conference). Nos jogos conferencionais (a partir de Janeiro), sua evolução começou a ser notada no aspecto ofensivo e defensivo fazendo com que fosse indispensável em quadra. Por ser um combo guard bastante atlético, suas atuações na defesa começaram a ser destaque na imprensa que cobre a conferencia. No ataque, sua capacidade para pontuar do perímetro e disputar os rebotes ofensivos, fez de DiVincenzo um dos caras mais temidos no time de Villanova.

A temporada da Universidade terminou no segundo round do march madness com uma derrota para Wisconsin por 65-62, com Donte DiVincenzo fazendo 15 pontos (3-4 3pts) e 6 rebotes. No geral, a temporada de DiVincenzo foi acima da média e com grandes expectativas para o próximo ano. Suas médias de 8,8 pontos e 3,8 rebotes por jogo mostram que ainda falta muito para DiVincenzo ser uma estrela no College, mas ao que tudo indica, a próxima temporada pode ser o ano de breakout do garoto de Delaware, que ao lado de Jalen Brunson no backourt podem se tornar o melhor duo de perímetro em toda a NCAA.

Confira os highlights de Donte DiVincenzo na temporada passada

FONTE ESTATÍSTICAS: ESPN / VILLANOVA UNIVERSITY